dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     30/04/2024            
 
 
    
Plantas medicinais  
Nova cultivar de guaco chega ao mercado fitoterápico nos próximos anos
Epagri desenvolve variedade de planta medicinal que garante sustentabilidade econômica de pequenos produtores
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir Ficha
Nivea Schunk
10/12/2009

A domesticação do guaco (Mikania glomerata) está entre os principais objetivos da pesquisa sobre plantas bioativas, coordenada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). O foco é uniformizar um material superior da planta medicinal para auxiliar pequenos produtores no atendimento às necessidades do mercado fitoterápico.

"A espécie dispõe de
 cumarina, utilizada
 no combate à tosse"


 Antonio Amaury Junior,
 da Epagri

O pesquisador Antonio Amaury Silva Junior revela que a expectativa é lançar uma cultivar que reduza custos de produção e apresente alto rendimento de substância ativa, em quatro ou cinco anos.

— A intensificação dessa demanda industrial se deve à aprovação do guaco pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Presente em diversos tipos na região, a espécie nativa dispõe de cumarina, utilizada no combate à tosse — diz ele.

A partir da busca por acessos de guaco na flora regional, os materiais foram introduzidos no banco ativo de germoplasma da Epagri, para serem avaliados sob os aspectos botânicos, agronômicos e fenológicos. Constituídas as linhagens, as seleções massais continuam no sentido de isolar indivíduos com melhores atributos.

— A coleta foi realizada em oito localidades catarinenses. Deste modo, foram geradas mudas para observação de variedades que originem fenótipos interessantes — explica Amaury.

Considerada uma cultura de alta densidade econômica, o plantio da erva viabiliza a sobrevivência das pequenas propriedades. Além de crescer à meia-sombra entre árvores ou arbustos, o guaco prima pelo cultivo orgânico, preservando o agricultor, consumidor e meio ambiente da ação de insumos químicos. 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Plantas medicinais
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada